1. Chá de abacate com hortelã
Um boato afirma que “uma revelação de Nossa Senhora de Fátima” teria apontado uma infusão específica contra a doença. Embora a bebida, por si só, não prejudique o corpo humano, também não existe nenhuma comprovação sobre sua eficácia contra o Covid-19 . O risco está no fato de que, ao ingerir o preparo, pessoas infectadas acreditem em uma cura que não aconteceu, transmitindo a doença para outras pessoas.
2. Uísque e mel contra coronavírus
O boato surgiu ainda no início do surto, quando um professor britânico afirmou ao portal The Sun que a mistura alcoólica com mel teria sido responsável pela sua cura. A dica, porém, pode piorar ainda mais o quadro dos infectados, já que o álcool presente do uísque pode sobrecarregar o corpo.
Existe ainda o argumento de que, por ser sensível ao álcool, o vírus morreria com a mistura dentro do corpo humano. É importante destacar, porém, que infecções virais seguem um ciclo natural até serem tratadas pelo próprio corpo, não existindo assim uma cura propriamente dita.
3. Alho e água quente
Outra informação falsa bastante compartilhada pelo Whatsapp, a receita que orienta uma espécie de infusão de dentes de alho com água para a “cura imediata” do coronavírus também oferece riscos por substituir a prevenção real contra o vírus e, assim, contribuir para a desinformação em um momento de emergência.